Sabiia Seb
PortuguêsEspañolEnglish
Embrapa
        Busca avançada

Botão Atualizar


Botão Atualizar

Ordenar por: 

RelevânciaAutorTítuloAnoImprime registros no formato resumido
Registros recuperados: 50
Primeira ... 123 ... Última
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A escola urbanizada: incoerências relativas à formação de estudantes rurais de Ensino Médio ExtensaoRural
Drebes, Laila Mayara; Larruscain, Edilacir dos Santos; Schuch, Luiz Felipe; Barcelos, Bartholomeo Oliveira.
O estudo analisou incoerências sociais e culturais entre saberes escolares e familiares sobre as perspectivas profissionais de estudantes rurais de Ensino Médio através das percepções de professores e estudantes. De abordagem qualitativa, o trabalho foi conduzido como estudo de caso e amostrado por meio institucional, realizado no município de Tio Hugo, Rio Grande do Sul, Brasil, em outubro de 2014. Os dados foram coletados com questionários, entrevistas, pesquisa bibliográfica e documental e analisados com a metodologia de análise de conteúdo. Notou-se um hiato entre discurso e prática docente sobre a concepção de escola. Os docentes não incrementam o meio rural e a agricultura em suas aulas, nem mesmo em momentos interdisciplinares. Os discentes rurais...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; Educação; Ensino profissional; Juventude rural; Sucessão.juventude rural; Sucessão.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/19551
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CASA FAMILIAR RURAL: UMA ESCOLA DIFERENTE ExtensaoRural
Visbiski, Vivieny Nogueira; Weirich Neto, Pedro Henrique.
Marginalizados do processo de modernização da agricultura brasileira, os pequenos agricultores foram obrigados a migrar para as cidades. As universidades, centros do saber, não deveriam ficar alheias a este processo de transformação. Neste sentido, a universidade deve buscar subsídios junto a experiências de instituições governamentais ou não, como a Casa Familiar Rural (CFR), instituição de parceria do Estado e de órgãos privados, que procura articular a realidade das comunidades agrícolas com o processo de ensino. Esta utiliza a pedagogia da alternância, onde os alunos permanecem uma semana na CFR e duas na propriedade agrícola. Cada semana na CFR tem tema de interesse regional, escolhidos pela associação das famílias dos alunos. Esta semana é programada...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Casa familiar rural; Educação; Educação rural.
Ano: 2004 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5621
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Desenvolvimento rural no Rio Grande do Sul (2010/2013): uma análise multidimensional ExtensaoRural
Oliveira, Sibele Vasconcelos de; Vieira, Cristiéle de Almeida; Pauli, Rita Inês Paetzhold.
A determinação de variáveis que compõe o conjunto de fatores que envolvem o desenvolvimento rural é complexa, de forma que sua análise demanda abordagens multidimensionais. Destarte, o presente estudo propõe a construção de um índice de desenvolvimento rural para o Rio Grande do Sul, considerando a disponibilidade de dados estatísticos para o interstício temporal de 2010/2013. A metodologia empregada avalia cinco dimensões do desenvolvimento: População, Renda, Educação, Bem-estar Social Rural e Meio Ambiente. Além disso, são apresentados resultados comparados para o estado gaúcho e o comportamento médio das variáveis em nível nacional. Dentre os principais resultados, pode-se estimar o índice de desenvolvimento rural para o RS em 0,69. Em termos gerais,...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Desenvolvimento rural; Educação; Meio ambiente; População; Renda..
Ano: 2019 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/30838
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A formação do extensionista rural: desafios no ensino técnico profissional em Pernambuco ExtensaoRural
Santos, Marco Antônio Gomes dos; Lima, Irenilda de Souza; Leão, Renata Sá Carneiro.
http://dx.doi.org/10.5902/2318179613022Esse artigo faz parte de uma pesquisa que objetivou analisar a formação técnico-profissionalizante de nível pós-médio em cursos técnicos ligados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em Pernambuco. A partir de observações realizadas em campo, identificamos que em muitos casos, os extensionistas que realizam funções de Ater em Pernambuco, são oriundos de cursos técnicos oferecidos pelo Governo Federal. Através de entrevistas semiestruturas com estudantes e outros profissionais das instituições que fizeram parte desta pesquisa, encontramos no nível técnico-profissionalizante um descompasso semelhante ao verificado por Callou et al. (2008) – acerca da baixa integração entre o que é produzido na pós-graduação que...
Tipo: Info:eu-repo/semantics/article Palavras-chave: Agricultura familiar; ATER; Desafios; Educação; Ensino técnico profissional.
Ano: 2016 URL: http://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/13022
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EDUCAÇÃO e comunicação na preservação de nascentes e rios: programa 43. Infoteca-e
bitstream/item/72258/1/PGM43NE-educacao-comunicacao-preservacao-nascentes-e-rios.mp3
Tipo: Prosa Rural (INFOTECA-E) Palavras-chave: Nascente; Educação; Comunicação; Rio.
Ano: 2012 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/939410
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
CAPACITAÇÃO de mediadores no uso do acervo das Minibibliotecas. Infoteca-e
bitstream/item/142934/1/Cartilha-de-Capacitacao-de-mediadores-das-Minibibliotecas.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação; Treinamento..
Ano: 2015 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1044917
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Desafios da educação no Brasil. Infoteca-e
SILVA, L. de J. de S.; CARNEIRO, E. de F.; PINHEIRO, J. O. C.; COSTA, J. R. da.
bitstream/item/192872/1/ODS4educacaodequalidade-p19.pdf
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação.
Ano: 2018 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1106080
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Descobrindo o pescado em família. Infoteca-e
CHICRALA, P. C. M. S.; PIRES, C. R. F.; SANTOS, V. F. dos; FIGUEIREDO, G. R. de; LIMA, L. K. F. de.
Você sabia que o pescado é uma fonte de nutrientes muito importante na dieta de crianças e adolescentes? Que tal incluir peixe mais vezes na dieta da sua família? Que tal um programa diferente com as crianças? Crianças são curiosas e vão apreciar essa oportunidade! Os diferentes peixes requerem diferentes tipos de cortes e preparo! Do que é composto o peixe?
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação alimentar; Peixe; Alimento; Educação.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1118215
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Anais... Infoteca-e
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO DA EMBRAPA TABULEIROS COSTEIROS, 9., 2019, Aracaju..
bitstream/item/210126/1/Anais-Iniciacao-Cientifica-2019-FINAL-apos-BSB-comISBNeBarras-Corrig2020.pdf
Tipo: Livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Iniciação científica; Pesquisa; Educação.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1112598
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
A educação formal no meio rural. Infoteca-e
ZOCCAL, R.; PORTUGAL, J. A. B..
Tipo: Artigo de periódico Palavras-chave: Grau de instrução; Produtor de leite; Educação; Produção Leiteira.
Ano: 2011 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/921724
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
EMBRAPA e Escola. Infoteca-e
bitstream/item/35836/1/Embrapa-escola.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciência.; Educação; Pesquisa; Tecnologia..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/490655
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Projeto on-line de educação a distância: uma proposta para a Embrapa. Infoteca-e
BATISTA, M. de A..
A publicação desta monografia, fruto de um trabalho de conclusão de curso de especialização em educação a distância da analista Moema de Almeida Batista, quando atuava na Embrapa Gado de Corte (MS), em 2008, é um resgate oportuno na medida em que apresenta um modelo pedagógico e de parceria ainda atual, para a implementação de cursos online na Embrapa. Desenvolvido a partir do modelo de um curso presencial em boas práticas agropecuárias, realizado na época pela Unidade sul-matogrossense, o trabalho traça um roteiro prático e didático para a criação de um programa nacional de capacitação a distância, que pode ser adaptado para as necessidades atuais da Empresa e aplicado na formação de multiplicadores de soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação; Ensino; Capacitação.
Ano: 2019 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1113951
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Programa Embrapa e escola: projeto Embrapa na tua escola. Infoteca-e
GONZAGA, S. S.; LUCAS, M. A. K.; LOBATO, B. R..
Embrapa; Embrapa Pecuária Sul; O que é ciência; Projeto Alto Camaquã / Marcos Borba e José Pedro Pereira Trindade; Conservação e caracterização de germoplasma de espécies forrageiras nativas do Bioma Pampa / Ana Cristina Mazzocato; Programa de pesquisa-desenvolvimento em pecuária de leite no Noroeste do Rio Grande do Sul / Gustavo Martins da Silva.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Ciência.; Educação; Tecnologia..
Ano: 2009 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/854113
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Saberes ambientais dos trabalhadores rurais no assentamento Darcy Ribeiro: um estudo de caso. Infoteca-e
SANTOS, G. D. dos; SOARES, M. J. N..
bitstream/CPATC-2009-09/20205/1/f_07_2008.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Educação; Meio Ambiente..
Ano: 2008 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/372624
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Education and entrepreneurship for sustainable rural development. Infoteca-e
COSTA, P. da; COSTA, J. R. da; AQUINO, A. M. de; SANTOS, A. G. dos; FURTADO, A. L. dos S.; RODRIGUES, C. A. G.; CRISCUOLO, C.; ALVES, E. R. da S.; ESCOBAR, J. L.; STARETZ, K.; SOUZA, M. G. S. de; DURIGAN, M. F. B.; COSTA, M. O. X. D.; SALES, P. de A. O.; BELTRAO, S. L. L..
Abstract: In rural areas, low levels of education, coupled with lack of skills and competencies, are one of the main problems that limit and restrict the appropriation of knowledge and the adoption of technologies. Disseminating knowledge and technological solutions and stimulating the investigative learning of science are tools capable of changing this scenario, contributing to the expansion of the well-being of rural communities, as well as to the generation and incorporation of technologies capable of promoting sustainable rural development. This chaper presents different actions of the Brazilian Agricultural Research Corporation (Embrapa), both formal and non-formal, which contribute to the development of skills and competences in the Brazilian rural...
Tipo: Capítulo em livro técnico (INFOTECA-E) Palavras-chave: Empreendedorismo; Educação; Educação Ambiental; Desenvolvimento Rural; Desenvolvimento Sustentável; Rural development; Sustainable development; Entrepreneurship; Rural education and training.
Ano: 2020 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137285
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Serviços ecossistêmicos e pagamento por serviços ambientais: aspectos teóricos e estudo de caso. Infoteca-e
A natureza fornece diversos serviços ecossistêmicos e nós os utilizamos para o nosso bem-estar de diferentes formas: os alimentos, o abastecimento de água, a recreação, a regulação do clima, entre outros. Contudo, há uma questão importante: o que deve ser feito para garantir os múltiplos usos e serviços que a natureza nos oferta no futuro? Este livro foi elaborado considerando essa questão. Ele é resultado do esforço de pesquisadores da Embrapa e colaboradores de empresas privadas e organizações não governamentais, que trabalham em conjunto para incentivar o uso sustentável dos recursos naturais. Além de apresentar pesquisas e projetos que avançam do campo teórico para o prático, o livro fornece reflexões sobre serviços ecossistêmicos e pagamento por...
Tipo: Livros Palavras-chave: Selo ODS; Mudança global do clima; Erradicação da pobreza; Conhecimento tradicional; Recursos naturais; Sustentabilidade; Educação; Amazonia.
Ano: 2022 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1146442
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Educação ambiental para a gestão de recursos hídricos em escolas rurais de Planaltina, Distrito Federal. Infoteca-e
COSER, T. R.; PARRON, L. M.; MADALENA, J. O..
bitstream/CPAC-2009/27682/1/p2006_22.pdf
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Environments.; Cerrado; Educação; Meio Ambiente; Recurso Hídrico.; Education; Water resources..
Ano: 2006 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/565837
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Pesquisa agropecuária: novos rumos. Infoteca-e
YEGANIANTZ, L..
Apresentação; A guisa de prefácio; Justiça social, ensino e pesquisa; Pesquisa básica e pesquisa aplicada; Fundamentos sobre sistema de produção; A pesquisa agrícola e a questão social; Pesquisa agropecuária e pequeno produtor; A pesquisa e os ganhos de produtividade em culturas alimentares; Problemática social e pesquisa de milho; Produtividade animal e novas tecnologias; Aspectos socio-econômicos da conservação do solo; Políticas para a agricultura e fertilizantes; Alternativas de controle do bicudo; A importância do investimento na pesquisa agropecuária; Mudanças tecnológicas da agricultura brasileira; Tecnologias brasileiras para o desenvolvimento agrícola, agroindustrial e florestal; Notas sobre a difusão de tecnologia; Tecnologia, iniciativa privada...
Tipo: Documentos (INFOTECA-E) Palavras-chave: Agropecuaria; Aspecto economico; Aspectos economicos; Brasil; Conferencias; Consumidores; Departamento de Estudos e Pesquisas(Brasilia; Desenvolvimento; DF); Difusao; Discursos; Economia rural; Economic aspect; Economic situation; Economical aspects; Economico; Economy; EMBRAPA; Ensaios; Farming; Fomento; Institucional; Mecanismos; Novas; Operacionalizacao; Perspectiva; Productivity; Produtores; Rural Brasil; Rural economy; Sistema; Tecnologias.; Agricultura; Pecuária; Pesquisa; Análise Econômica; Análise; Economia Agrícola; Educação; Economia; Fertilizante; Modernização; Produtividade; Tecnologia.; Sócio; Agriculture; Agricultural economics; Fertilizers; Research; Technology.; Speech.
Ano: 1985 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1014536
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Education et developpement ecole de Massaroca. Infoteca-e
TONNEAU, J-P..
IPh. TONNEAU s'est rendu au Nordeste Brésil du 25 février 96 au 07 mars 96. La mission avait pour objectif Ia programmation des activités de I'école rurale, dans le cadre de Ia coopération décentralisée menée entre l'Association Serra/Seranne et le Comité des Agriculteurs de Massaroca. Le rapport présente le contexte de Ia mission, les choix pédagogiques qui ont présidé à Ia programmation des activités scolaires et extra-scolaires, le contenu du séminaire.
Tipo: Fôlder / Folheto / Cartilha (INFOTECA-E) Palavras-chave: Escola rural; Cooperação francesa; Desenvolvimento rural; Educação; Formação Profissional; Rural development.
Ano: 1996 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/134586
Imagem não selecionada

Imprime registro no formato completo
Ciência em crise, futuro em risco. Infoteca-e
LOPES, M. A..
bitstream/item/172238/1/Ciencia-em-crise-futuro-em-risco.pdf
Tipo: Artigo de divulgação na mídia (INFOTECA-E) Palavras-chave: Inteligência artificial; Computação cognitiva; Conhecimento científico e tecnológico; Geração de conhecimento; Criatividade; Fundo patrimonial; Educação.
Ano: 2017 URL: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1087211
Registros recuperados: 50
Primeira ... 123 ... Última
 

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa
Todos os direitos reservados, conforme Lei n° 9.610
Política de Privacidade
Área restrita

Embrapa
Parque Estação Biológica - PqEB s/n°
Brasília, DF - Brasil - CEP 70770-901
Fone: (61) 3448-4433 - Fax: (61) 3448-4890 / 3448-4891 SAC: https://www.embrapa.br/fale-conosco

Valid HTML 4.01 Transitional